8 de julho de 2010

Prazo de validade de cosméticos

Afinal, como e a data de validade dos cosmeticos? 
Sempre surge esta duvida quando usamos um produto comprado fora do Brasil. Há pouco tempo precisei usar um batom vermelho e me lembrei que tinha um muuuuito antigo. Encontrei na minha caixa de maquiagem e pensei: Deve estar vencido!!... Ao abrir a embalagem, surpresa!  Ele não só estava perfeito, como ainda mantinha sua cremosidade, espalhabilidade, longa duração e o que é melhor, sem nenhum cheiro desagradável.  Fiquei intrigada com o assunto, mas como estava com pressa para um compromisso, deixei para depois.  Vasculhei todas as minhas anotações de viagens, mas não consegui descobrir quando comprei o dito batom. Mas, tenho certeza que faz muito tempo. 



Embalagem original         Batom usado             Informações da embalagem 




Tendo em vista as poucas informações contidas na embalagem mostrada acima, pesquisei sobre o assunto e achei informações interessantes, que descrevo abaixo:






Legislação Brasileira

No Brasil, a legislação determina que o prazo de validade seja impresso na embalagem do produto, bem à vista do consumidor, conforme Lei 8.078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor e Resolução 79/00, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e suas atualizações. Na Resolução citada, além dos produtos permitidos e sua porcentagem numa formulação, encontramos:

NORMAS DE ROTULAGEM...


B- Definições...


Prazo de Validade: Tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem avarias, em condições adequadas de armazenamento e utilização. ”




Essa preocupação visa basicamente garantir a segurança e a eficácia do produto durante o período determinado.






Legislação Européia


Na Europa, a European Comission Enterprise and Industry Cosmetics, que é o órgão da Comissão Européia que controla Empresas e Indústrias, adotou em 2003 uma alteração no Cosmetics Directive, determinando:

“A data de durabilidade mínima será indicada pelas palavras: melhor usado antes do final de seguido :
- Da própria data, ou
- Detalhes de onde ela aparece na embalagem.
A data será claramente mencionada e incluirá o mês e ano ou o dia, mês e ano nessa ordem.

Se necessário, essa informação deve ser completada pela indicação das condições que devem ser satisfeitas para garantir a durabilidade declarada. Indicar a data de validade, não será obrigatória para produtos cosméticos com validade mínima de mais de 30 meses. Para esses produtos, haverá a indicação do período de tempo após a abertura para que o produto possa ser utilizado sem qualquer prejuízo para o consumidor. Esta informação deve ser indicada pelo símbolo reproduzido no anexo VIII A, seguido do período (mês e / ou ano)”.



Fonte: http://ec.europa.eu/enterprise/sectors/cosmetics/documents/guidelines/labelling/index_en.htm





Acima: Period after opening symbol or PAO symbol

PAO (Period-after-opening), ou, período após abertura em português, “que é o símbolo que identifica a vida útil de cosméticos após sua abertura pela primeira vez. Ele retrata um pote aberto de cosméticos e é usado juntamente com um número escrito de meses ou anos.



Na União Européia,  tem de haver a indicação do período após abertura em que o produto pode ser utilizado sem causar dano ao consumidor..... O período é mais frequentemente representado de forma compacta como um número de meses, seguido da letra "M", como em "36M" por um período de três anos, por escrito. A letra "M" é a inicial da palavra mês, não apenas em Inglês, mas também em outras línguas.



Ele também é usado na ISO 8601, que é uma norma internacional....... O objetivo desta Norma é o de eliminar o risco de interpretações erradas onde a representação numérica das datas e horários são trocados através das fronteiras nacionais, e para evitar a confusão e outros erros conseqüentes ou perdas”.

Fonte:     http://en.wikipedia.org/wiki/Period-after-opening_symbol











Kérastase Ciment Thermique



 
 
 
 
 
 
 
 
 
                          Verso da  embalagem:  
                               fabricado na Espanha,
                                                                               adquirido recentemente.
                                                                       
                                                                                          PAO: 12 m. 
 
 
 
 
Legislação Americana




Nos Estados Unidos, o FDA (Food and Drug Administration) é o órgão governamental que controla os alimentos, suplementos alimentares, medicamentos, cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano. Segundo o órgão:


“Não existem regras na atual legislação do país que exijam que o fabricante imprima a data de validade nos rótulos dos produtos cosméticos. Os fabricantes têm a responsabilidade de determinar a vida útil dos produtos, como parte de sua responsabilidade de comprovar a segurança do produto..........



Vida útil do produto desenvolvida pela indústria cosmética pode variar dependendo do produto e sua utilização. A União Européia alterou em 1993 a Cosmetics Directive, que exige data de validade para os produtos com durabilidade mínima inferior a 30 meses.
Alerta especial quanto aos produtos cosméticos para área dos olhos. Sua durabilidade é mais limitada. Devido à repetida exposição microbiana durante o uso pelo consumidor e o risco de infecções oculares, os fabricantes geralmente recomendam descartar máscaras 2-4 meses após a compra. Se o rímel secar, também é recomendável descartá-lo. Não se deve adicionar água ou, pior ainda, saliva para umedecê-lo, porque isso irá introduzir bactérias no produto. Em caso de infecção ocular, consultar imediatamente um médico, parar de usar todos os cosméticos na área dos olhos, e descartar aqueles que você estava usando quando a infecção ocorreu.


Entre outros cosméticos que são susceptíveis de ter uma vida útil muito curta estão os naturais que podem conter substâncias derivadas de plantas, ambiente propício ao crescimento microbiano... . Os consumidores devem estar cientes de que as datas de vencimento são apenas regras de ouro, e que a segurança de um produto pode expirar bem antes da data de validade se o produto não tenha sido corretamente armazenado. Cosméticos que tenham sido armazenados de maneira inadequada - por exemplo, expostos a temperaturas elevadas ou luz solar, ou aberto e examinado pelo consumidor antes da venda final - podem deteriorar-se substancialmente antes da data de expiração. Por outro lado, os produtos armazenados sob condições ideais podem ser aceitáveis por muito tempo após a data de validade ter sido atingida.


Compartilhamento de maquiagem aumenta o risco de contaminação. Testers comumente encontrados em lojas de departamento são ainda mais susceptíveis de ser contaminados do que os mesmos produtos em casa de um indivíduo. “Se deseja testar um cosmético antes de comprá-lo, recomenda-se aplicá-lo com um aplicador novo, não usado”.


Fonte:   http://www.fda.gov/, página atualizada em 16/05/2009.










Hidratante Victoria's Secret               Verso da embalagem: fabricado nos adquirido recentemente                        Estados Unidos, PAO 12M
 
 
 
 
 
 
 
Gostaria de agradecer à Dra. Juliana Schulze, que escreve o Blog da Saúde (http://juliana-schulze.blogspot.com/), que eu sigo. Além de excelente fisioterapeuta, é uma gracinha e me ajudou com o texto.
 
Muito obrigada, Juliana!

Bjks

9 comentários:

Adriana disse...

Muito bom esse post e além de tudo informativo para nós consumidoras.

Bjos

Gaspinha disse...

Adriana

Achei muito interessante estas informações.
Muito obrigada!

Bjks

Lineline disse...

Silvia.. adorei essas informaçoes.. mas o teu batom estava lacradinho??? Lembro q a Milena postou um batom da contem 1g q mofou bem antes de passar a data de validade..

Ja to te seguindo..

Bjinho

Aline
http://bonecadaarte.blogspot.com/

Gaspinha disse...

Aline

Justamente por isso fui atrás de informações.....
O batom foi aberto quando eu comprei. Isso deve ter sido por volta do ano 2000.
O pior é que ele estava dentro da embalagem, mas guardado no armário do banheiro (ui!). Justamente onde não se deve guardar cosméticos, por se um lugar úmido. Mas, como eu descrevi ele está intacto!!
Obrigada pela visita e volte sempre!!!

Bjks

Nandy disse...

Oi!!! obrigada por visitar o blog! tbm estou te seguindo! bjs

Anônimo disse...

Obrigado, estava curioso em saber o significado de 12M e outros...

Gaspinha disse...

Anônimo,
Obrigada pela visita!

SOLANGE disse...

ESSA QUESTÃO SEMPRE ME PREOCUPOU. ADOREI A DICA. NUNCA TINHA REPARADO NAQUELE DESENHOZINHO COM O NUMERO. BJS

Gaspinha disse...

Oi,Solange, adorei sua visita!!
bjks