19 de agosto de 2013

Melatonina, saiba mais

Hello,

Combate a a insônia, stress, auxilia no emagrecimento, controla enxaqueca, diminui a queda de cabelo provocada por causas genéticas, a alopécia androgenética, .....Epa!!! Será tudo isso??
Minha médica me indicou a melatonina no final do ano passado para ajudar na dificuldade em pegar no sono. 
Tenho feito uso regular e o resultado tem sido ótimo. Resolvi pesquisar a respeito e me deparei com uma matéria recente da  Isto É independente que declara que após estudos realizados por todo o mundo descobriu-se maiores indicações para esta substância.









Para ler o artigo completo da revista clique no link:  Isto é

Antes de pensar que encontrei  "o ovo de Colombo", conversei com minha médica que prescreveu o uso e a explicação dela é que esta substância é produzida pelo organismo humano, portanto, não deve ser entendida como medicamento, mas como suplemento,   como as vitaminas.
É  secretada no organismo pela glândula pineal. Esta glândula faz parte da  adequação dos ritmos biológicos na oscilação claro/escuro do ambiente. Ou seja, quando estamos num ambiente adequado de calma e silêncio, a produção de melatonina aumenta, causando o sono. Durante o sono, alguns processos diminuem (pressão arterial, temperatura) e outros aumentam (sistema imunológico) e a melatonina participa na regulagem destes processos,  para que o sono seja efetivamente reparador.
Por favor, não estou dizendo para ninguém usar esta ou outras substâncias sem consultar seu médico.
Estou contando minha experiência pessoal, que talvez possa servir para alguém.

Abaixo, um pesquisador da substância alerta sobre o uso com cautela:

...... Até recentemente, fora da comunidade científica, seu nome só era conhecido de poucos viajantes internacionais e pilotos. Essa gente sabia da sua fama de bloquear o jet lag, o mal-estar que alguns sentem quando mudam de fuso horário. Mas, de uns tempos para cá, a melatonina caiu na boca do povo. E como caiu. Cerca de 3 milhões de americanos não passam sem seu comprimido de melatonina toda noite e 40 000 brasileiros também não vão para cama sem ela. A maré de usuários sobe desde o final de 1995, impulsionada por livros propagando que o hormônio evitaria o envelhecimento.
“Não recomendo que ninguém tome melatonina antes de ouvir um médico”, disse à SUPER o neuroendocrinologista Russel Reiter, professor da Universidade do Texas e autor de Melatonin: Your Body’s Natural Wonder Drug (algo como: melatonina, a droga maravilhosa que o seu corpo produz), que chegou às livrarias americanas em novembro passado. Segundo o texto, “além de combater o estresse e os micróbios, melhorar a qualidade do sono, reduzir os riscos de enfartes, regular ritmos biológicos, a substância talvez proteja contra o câncer.” Ufa. Resista à automedicação quem puder.
Reiter, ao menos, estuda o assunto há 32 anos. E, apesar de ser seu fã número um e apresentar dados cientificamente corretos, reconhece: “Ainda temos muito o que pesquisar.” A cautela pode evitar a repetição do fiasco ocorrido quando o hormônio foi isolado em 1958 dentro da minúscula glândula pineal. Seu descobridor, o dermatologista americano Aaron Lerner, cismou que poderia curar uma doença de pele chamada vitiligo, em que falta o pigmento melanina. Por isso deu-lhe o nome de melatonina. Só que as duas coisas não tinham nada a ver e o próprio Lerner abandonou a investigação. Na época, porém, dois cientistas do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos ficaram intrigados. Richard Wurtman e Julius Axelrod acertaram na mosca: “Sua fabricação era inibida pela luz do dia”, explica Axelrod à SUPER. “Só podíamos estar mexendo com uma peça do nosso relógio biológico.”.....
Fonte do texto: aqui


Alguém já experimentou?

Visite a Gaspinha Store 

Contato:  gaspinha1@gmail.com


Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico


Nenhum comentário: