29 de março de 2014

Shampoo em barra sem sulfato: tendência


Hello,

Durante as encomendas me pediram um shampoo em barra da marca Lush que seria usado pelas cacheadas americanas.
Adorei a idéia, e fiquei mais interessada quando li que ele ajuda a dar volume a cabelos finos. Uau!!! Tudo que eu preciso, porém, o shampoo da Lush tem sulfato.....
Continuei pesquisando e vi que este conceito já está adiantado e há várias opções, inclusive sem sulfatos e silicones, adequados para cabelos cacheados e/ou em transição. 
Ótima notícia porque são muito práticos. Vamos ver mais?
shampoo sem sulfato
Fonte da imagem aqui




As razões para que o shampoo em barra venha se tornando popular entre as comunidades cacheadas são várias:
1 - são suaves e livres de sulfato,
2 - facilidade de acomodar e transportar em viagens, etc.
3 - custo x benefício

A manufatura dos shampoos é um processo químico complicado, mas podemos simplificar para entender:

-Durante a confecção do shampoo comum ocorre uma reação química chamada "saponificação". 
- "Saponificação" é uma reação química entre uma base (sulfato/soda cáustica) e uma gordura (óleo).

Nos shampoos em barra também há a "saponificação", porém no início do processo é adicionada uma quantidade extra de óleos e isso faz com que  haja a evaporação do sulfato. Um subproduto obtido nesta reação é a glicerina. Ela é mantida por suas capacidades umectantes e lubrificantes.

Após o término da confecção, depois de frios, os shampoos em barra são cortados, cobertos e deixados para "curar" em prateleiras para assegurar que o sulfato evapore completamente do produto final.

Sendo um produto sem sulfato, os shampoos em barra limpam com suavidade, mantendo os óleos naturais do couro cabeludo, evitando o ressecamento dos cabelos cacheados. Isto, aliado ao fato de conterem grande quantidade de óleos naturais, permite que os cachos se formem com facilidade após a lavagem.
shampoo barra sem sulfato



Nos shampoos em barra, que são predominantemente naturais não são adicionados aditivos que são adicionados aos shampoo convencionais (sodium silicate, sodium carbonate, borax). Portanto, fique atenta::
- a eficácia dos shampoos em barra pode ser reduzida na presença de água "dura". A "dureza"da água é causada pela  presença de sais de cálcio e magnésio.
- o  pH destes shampoos são altos, em torno de 8 a 9. Um pH alto não é recomendável em cabelos porosos

Para contornar estes problemas  deve-se enxáguar com uma solução levemente ácida. Vinagre branco, vinagre de maçã, ácido cítrico ou vitamina C ( ácido ascórbico ), todos têm pH suficientemente baixo para ajudar a devolver o cabelo ao seu  pH ideal, de apro-ximadamente 4-5.  Você também pode tentar enxaguar o cabelo com água purificada quando você usar seu sabonete. Outra opção é obter um filtro de chuveiro , que é geralmente mais barato do que mexer em todos os canos da casa ou apartamento.

Como posso incorporar barras de shampoo na minha rotina de cuidados com o   cabelo ?

- Procure um com os óleos derivados de plantas que você prefere , ou compre algumas barras pequenas para experimentar as diferentes reações no seu cabelo.
- Faça espuma na mão, antes de aplicar no cabelo. Seu cabelo é tão frágil como um suéter de cashmere , e precisa de um tratamento muito cuidadoso em todos os momentos .
- Caso a água usada seja "dura", sempre que possível dê um último enxágue com água purificada.
- Após lavar, condicione com um enxágue levemente ácido para restaurar o pH natural do seu cabelo e deixar a superfície do fio brilhante e macia que todas nós desejamos.
- Use um condicionador, detangler e leave-in adequados ao seu próprio gosto pessoal. Não pule esta etapa final, usando seus produtos preferidos para estilização.
- Dê algumas chances, pois pode levar algum tempo para o seu couro cabeludo e cabelo se ajustarem, como costuma acontecer quando você vai para uma rotina de shampoo livre de sulfato, no ou low.

shampoo barra




Facebook gaspinha
Instagram gaspinhaimportados
Twitter gaspinha1
Grupo Importados Facebook
Email gaspinha1@gmail.com


Nenhum comentário: