No geral, a água dura pode ser classificada da seguinte forma:
DurezaConcentração
Muito mole0 a 70 ppm
Mole70 a 135 ppm
Média135 a 200 ppm
Dura200 a 350 ppm
Muito dura> 350 ppm

Fonte: Blog bfilters

Problemas causados pela água dura

A água com dureza muito elevada pode causar diversos problemas tanto em residências como em indústrias. Em residências ela pode dificultar a ação dos sabões na remoção de sujeira e gordura.
Em residências, é comum que a água com dureza elevada causa incrustações em louças sanitárias, caracterizadas como uma espécie de pó branco sobre a superfície da louça. Outro efeito causado pela dureza da água é a perda da eficiência de sabões e detergentes, o que pode elevar o consumo desses produtos no banho, na lavagem de roupas e de louças, sem contar o aumento consumo de água, causado pelo aumento do número de lavagens necessárias.
água dura, bfilters, dureza da água, abrandamento, abrandadores
Torneira com incrustação. Fonte: aqui

água dura, bfilters, dureza da água, abrandamento, abrandadores
Taça lavada com água mole e taça lavada com água dura. Fonte aqui
Na indústria, os efeitos causados pela água dura podem trazer prejuízos muito maiores. A alta dureza da água pode provocar a incrustação de tubulações, levando à queda de pressão das linhas de processo e aumento de corrosão; pode causar incrustação de caldeiras e trocadores de calor, diminuindo a eficiência da troca térmica e consequentemente aumentando o consumo de combustível na caldeira para manter uma determinada temperatura nas linhas de produção; em sistemas de tratamento de água por Osmose Reversa, a dureza elevada da água pode provocar incrustações na membrana, sendo necessário realizar uma limpeza química da membrana e alguns casos mais críticos, a troca da membrana.
água dura, bfilters, dureza da água, abrandamento, abrandadores
Tubulação incrustada. Fonte aqui

água dura, bfilters, dureza da água, abrandamento, abrandadores
Incrustação em aquecedor. Fonte aqui

Como diminuir a dureza da água?

Devido aos problemas causados pela água dura, é altamente recomendado que essa água seja tratada através de um processo de abrandamento a fim de reduzir a dureza.

Para se fazer desaparecer a dureza em um pequeno volume de água dura, basta fervê-la, precipitando-se assim o carbonato de cálcio e de magnésio.

Existem formas industriais de abrandamento da água "dura", como adicionar o carbonato sódico-Na2CO3, (soda ash), considerado como um detergente de baixa alcalinidade, em conjunto ou não com a cal-CaO. 
Outro processo é por troca de cations, freqüentemente usado para abrandar águas duras, consistindo em passar por um leito de resinas trocadoras de cations na forma de sódio, que retém o cálcio e o magnésio, liberando então o sódio. Este sistema é eficiente para remoção do ferro, do manganês e do alumínio presente.
Um outro importante processo de abrandamento é o da passagem da água através de uma camada de zeólito (mineral constituído de alumínio-silicato de sódio - NaAlZ).