15 de outubro de 2014

Cuidados com as unhas


Hello,

No post sobre os 2 meses de uso do fortalecedor de unhas da Mavala aqui, comentei que não tiro cutícula desde então. Me animei com o assunto e aqui vai um post sobre meu novo arsenal de cuidados.
Pelas minhas pesquisas o assunto  "tirar ou não tirar a cutícula" parece ser bem polêmico.....
Em entrevista para o Globo, o dermatologista Mário Chaves revela que este é um hábito brasileiro e a cutícula não deve ser retirada pois é uma barreira natural contra vírus e bactérias. Mas deve ser tratada.
Para ver a entrevista completa clique aqui.

tirar cuticula faz mal
Arsenal de cuidados com unhas



Mas, como tratar as unhas e cutículas?



Tratando unhas e cutículas

1 - Hidratação 

As unhas e cutículas devem ser hidratadas. 
Ao retirar a cutícula, que dá proteção à unha, causamos inflamação e fibrose, que engrossa a pele ao redor da unha. 
Para hidratar, podem ser usados cremes ou canetas hidratantes.


tirar cuticula faz mal
Hidratantes de cutícula e unha



Estes são os hidratantes que tenho usado:

tirar cuticula faz mal
Cera Granado e caneta hidratante ELF


tirar cuticula faz mal
Cera nutritiva Granado

Cera Granado: a cerinha da Granado é ótima para hidratar cutículas e unhas.Uso a noite, massageando nas unhas e nas cutículas. Prá quem não conhece tem a foto acima. Ela vem num potinho e para aplicar eu uso  o dedo. Ela não fica melecada, mas pode existir o inconveniente para quem não gosta de usar produto direto da embalagem.


tiar cuticula faz mal
Caneta hidratante ELF
Caneta hidratante cutícula ELF: esta caneta tem vários óleos hidratantes(óleo de abacate, óleo de amêndoas, óleo de uva, óleo de aloe vera) e vitaminas (pró vitamina B5, E, A e C). O que eu mais gosto nela é a ponta que parece uma espátula e eu aproveito para "empurrar" levemente a cutícula. A ponta pode ser puxada porque tem bastante comprimento. O inconveniente é que precisa "apontar" ou cortar a ponta. A cutícula fica bem hidratada e nutrida por conta da quantidade de óleos que ela possui.



2 - Acetona
A acetona é uma das grandes causadoras de unhas quebradiças e esbranquiçadas.
Portanto, deve ser evitada.
Existem no mercado muitas marcas e produtos que retiram esmalte e não contém acetona.
Comentei aqui sobre o removedor de esmalte sem acetona que estou usando:


tirar cuticula faz mal
Removedor de esmalte sem acetona




Mais acessórios

tirar cuticula faz mal
Espátula plástica




Espátula plástica: reparem na ponta pink.É de silicone e não machuca. A outra ponta é do mesmo material do corpo da espátula. Eu não uso esta ponta branca, porque é mais dura e pode machucar.

base fortalecedora de unhas
Base fortalecedora Sally Hansen

Base fortalecedora: como comentei no post sobre o fortalecedor, o uso da base fez toda diferença porque protege o produto na unha e não sai na primeira lavada de mão. Estou usando esta da Sally Hansen. Coincidência ou não, depois que comecei a usá-la as unhas estão bem fortes.

E você? Qual seu arsenal para cuidados com as unhas?
Gostou dos produtos? Para encomendar gaspinha1@gmail.com


Facebook gaspinha
Instagram gaspinhaimportados
Twitter gaspinha1
Grupo Importados Facebook
Email gaspinha1@gmail.com


Nenhum comentário: