7 de julho de 2014

Minoxidil : tratamento para queda de cabelo


Hello,

Minoxidil é uma loção capilar utilizada para tratamento de queda de cabelos. Dando prosseguimento ao assunto Queda de cabelo, iniciado aqui, vamos discutir um pouco mais este assunto.
minoxidil funciona mesmo
Fonte da imagem aqui

O Minoxidil começou a ser usado em forma de comprimidos nos anos 60 para tratamento de pacientes hipertensos por sua capacidade vasodilatadora. Alguns pacientes apresentaram, como efeito secundário, crescimento de pêlos no corpo e no couro cabeludo. A partir daí começaram a ser realizados estudos com loções tópicas aplicadas diretamente nas áreas afetadas, com ótimos resultados.


Nos anos 80 iniciou-se a produção em forma de loção em concentração de 2% acessível ao público em geral para tratar  queda de cabelo. (Fonte: http://www.recuperarocabelo.com/tratamentos-queda-cabelo/minoxidil.php)


Indicado para: pessoas com idade inferior a 40 anos, com perda recente dos fios, estimulando o crescimento do cabelo e retardando a calvície

Como funciona?
Até a pouco tempo acreditava-se que a forma de ação do Minoxidil se dava por sua ação vasodilatadora. Porém, estudos feitos com outros vasodilatadores mostraram que não é assim. Hoje se supõe que ele estimule os canais de abertura de potássio e impeça que o cálcio detenha o crescimento dos folículos. 

Modo de usar: 
Deve ser aplicado 1 ml 2 vezes ao dia pela manhã e a noite no cabelo seco. Evite contato com olhos, nariz e boca.
Lave bem as mãos após o uso do medicamento.


Loção, espuma, manipulado.....??

Muitos médicos indicam o Minoxidil manipulado em loção de uso tópico na concentração de 2% para mulheres  e 5% para homens. Desta forma, podem dosar a concentração mais adequado ao paciente ou mesmo acrescentar algum outro ativo que achar conveniente.


Outros médicos preferem o Minoxidil comercial, por considerá-lo mais estabilizado e com prazo maior de validade. Alguns indicam em forma de espuma por achar a aplicação mais fácil.


rogaine espuma
Fonte imagem aqui
São encontradas marcas patenteadas como o Rogaine:
rogaine espuma masculino
Rogaine espuma 5%
rogaine líquido
Rogaine líquido 2%



Comecei a usar Minoxidil e a queda acentuou.....
É o que se chama "shedding", uma queda temporária em resposta ao início do tratamento. Dura entre 3 a 4 semanas, podendo chegar até a 3 meses. O tratamento não deve ser abandonado.


Quanto tempo dura o tratamento?
O tratamento precisa ser constante após ser iniciado e para ver algum resultado 4 meses. Não deve ser abandonado durante o "shedding".  De 10 a 14 meses os resultados máximos são atingidos. Depois de 24 meses pode perder a eficácia. É recomendado parar de usá-lo de 1 a 3 meses e só então retomar o tratamento.

Importante: se decidir parar definitivamente o tratamento, o cabelo voltará ao seu estado inicial ao fim de 4 meses. O Minoxidil não cura alopecia, promove o crescimento do cabelo prevenindo sua posterior queda.


Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico.

É isso, meninas.
bjks

Facebook gaspinha
Instagram gaspinhaimportados
Twitter gaspinha1
Grupo Importados Facebook
Email gaspinha1@gmail.com


Nenhum comentário: